Cirurgias
RTU de próstata e bexiga, prostatectomia, nefrectomia, Nefrolitotripsia percutânea, ureteroscopia, etc.
REALIZAR AVALIAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA COM ANESTESISTA E CARDIOLOGISTA
CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS de “ALGUMAS CIRURGIAS” (CONSULTE SEU MÉDICO. ELE DEVE PRESCREVER ESSES CUIDADOS-NÃO SERVEM PARA TODAS):
a) Jejum na noite anterior à cirurgia após uma janta leve (líquida)
b) Em alguns casos é necessário o uso de laxantes ou lavagem intestinal também na noite anterior. Verifique as orientações abaixo:
Orientações Alimentares
1) Na véspera da internação, no almoço e no jantar, somente ingerir alimentos líquidos e sem fibras (por exemplo: sopa de carne ou frango e legumes peneirada). Água e sucos naturais poderão ser ingeridos a vontade, desde que estes últimos sejam previamente peneirados. Não ingerir café, leite e achocolatados.
2) Após o jantar, na véspera da internação, passar a ingerir somente água. Manter Jejum completo após as 24:00 horas. Não tomar o café da manhã antes de dirigir-se ao Hospital para internação.
Medicamentos (***somente quando o médico indicar**-Pergunte antes de usar*):
NÃO FAÇA ESSE PREPARO SE O MÉDICO NÃO PEDIR
1) Comprar em farmácia de manipulação 1 litro de solução de manitol a 10 %. Na véspera da internação, a partir das 18:00 horas, começar a ingerir a solução, até completar 1 litro. A solução deverá ser ingerida de forma fracionada, durante o período de 4 horas. Habitualmente surgirá desejo de evacuar várias vezes, e as fezes passarão a apresentar-se mais líquidas e amareladas progressivamente.
2) Realizar, por via retal, a aplicação de enema às 16:00 e 20:00 horas. Aguardar a evacuação no vaso sanitário (geralmente 3 a 5 minutos após a aplicação).
c) Nos casos onde existe risco de sangramento, há necessidade de tipagem e reserva de sangue (o seu médico terá o cuidado de providenciar)
d) Em alguns casos também há necessidade de reservar vaga na UTI (não se assuste, pois muitas vezes, isso só é uma precaução)
e) As cirurgias que não são urgência exigem que o paciente tenha uma avaliação prévia do anestesista, para verificar as condições pré-operatórias e indicar a análise de outros especialistas (como o cardiologista), quando necessário.
f) Informe o uso de seus medicamentos no dia da internação e não esqueça de informar qualquer tipo de alergia que você tenha.
Cuidados Pós-Operatórios:
Alimentação
• Após a alta, o paciente deve se alimentar de forma saudável, não existindo restrições específicas. Por ter sido realizada uma intervenção cirúrgica e por terem sido administradas várias medicações, devem ser evitados alimentos de digestão mais difícil como, por exemplo, carnes de suínos, frituras, alimentos com grande teor de gordura, alimentos muito condimentados e doces, estes últimos por causarem acúmulo de gases intestinais.
• Líquidos (água, chá, sucos naturais) devem ser ingeridos em quantidade um pouco acima do normal, para aumentar a quantidade de urina.
• Bebidas alcoólicas como cerveja, vinho e destilados, poderão ser ingeridos, em quantidades modestas, cerca de 30 dias após a intervenção, se não houver contra-indicações específicas.
Cuidados com a incisão
• Curativos protegendo a incisão cirúrgica devem ser trocados diariamente. O curativo deve ser retirado cuidadosamente antes do banho. A incisão pode ser molhada durante o banho, não havendo necessidade de cobri-la com plástico, sendo recomendável lava-la com sabonete. Depois do banho, recomenda-se aplicar solução antisséptica de povidine tópico sobre a incisão, e a mesma deve ser novamente recoberta com gaze seca, presa com esparadrapo.
• Para evitar que a pele em torno da incisão torne-se irritada por ação do esparadrapo, pode-se empregar o esparadrapo anti-alérgico (Micropore ou similar), ou mesmo deixar a incisão descoberta a partir de 5 dia pós-operatório, caso esta não apresente áreas avermelhadas, secreções e encontre-se seca.
• Caso houver orifício relacionado ao dreno de borracha deixado após a cirurgia, poderá haver a saída de secreção avermelhada, sem que isto represente um problema. Mantenha-o coberto com gaze limpa. Se necessário, troca-la quando a mesma umidecer.
• A pele ao longo da incisão costuma ficar dura. Esta alteração tende a permanecer por 4 a 6 meses, após o que a área normalmente retornará às condições normais.
• A cicatriz costuma ter aspecto avermelhado nos primeiros meses mas depois adquire a cor normal da pele. Para evitar que ela se transforme definitivamente em uma linha escura, deve-se evitar a exposição local ao sol por 3 meses.
Atividades físicas
• Nos primeiros 30 dias após a cirurgia o paciente deve se manter em repouso relativo, evitando exercer atividades profissionais de forma intensa, carregar pesos, executar qualquer tipo de exercício físico ou realizar viagens distantes. Por outro lado, é desejável que o paciente se movimente nesta fase, podendo ser realizadas caminhadas diárias cuidadosas de cerca de 300 metros. Ademais, podem ser exercidas atividades sociais e profissionais não relacionadas a esforços exagerados.
• Após a alta o paciente pode subir e descer escadas, desde que isto seja feito lentamente e com auxílio de um familiar, nos primeiros 10 dias depois da cirurgia.
• Dirigir veículos deve ser evitado a princípio por 15 dias, podendo esse período ser ampliado caso o paciente esteja em uso de sondas ou dependendo das particularidades da cirurgia.
• Após o primeiro mês da cirurgia, o paciente deverá retornar às suas atividades usuais, dirigindo veículos, atuando profissionalmente e realizando exercícios suaves, como por exemplo, caminhadas mais longas. Nesta fase devem ser evitados exercícios mais exaustivos, como por exemplo, flexões abdominais, jogo de tênis, de futebol, cavalgadas, bicicleta, natação ou ginástica que implique em esforço muscular mais acentuado. Estas atividades podem ser reiniciadas depois de três meses da cirurgia, momento em que o paciente deixa de ter qualquer restrição física.
Cuidados com a sonda de Foley e a bolsa coletora de urina
• Alguns pacientes tem alta com a sonda de Foley aplicada na bexiga. Esta sonda não exige qualquer cuidado especial, podendo ficar livre ou presa na barriga, através de uma fita adesiva ou esparadrapo. Água e sabão podem ser aplicados livremente na região, no momento do banho.
• A bolsa coletora deve ficar sempre abaixo do nível da bexiga, de modo a facilitar o escoamento da urina. Quando o paciente está sentado, a bolsa pode ser colocada no chão.
• Até 20 dias após a intervenção gotas de sangue podem ser eliminadas pelo canal da urina, em torno da sonda, sem qualquer significado. Ocasionalmente, pode escapar, por esta mesma via, urina em grande quantidade. Isto não tem qualquer significado e, em geral, surge quando a sonda está dobrada e não permite o escoamento da urina por seu interior. Quando isto ocorrer, deve-se inspecionar a posição da sonda, verificando se a mesma não está dobrada.
O ACOMPANHANTE NÃO DEVERÁ DEIXAR O LOCAL ATÉ O TÉRMINO DA CIRURGIA.
Cirurgia pode começar depois do combinado.
TELEFONES E ENDEREÇOS ÚTEIS:
MATERNIDADE DE CAMPINAS: 3306-6029-Av Orosimbo Maia, 165, Vila Itapura
HOSPITAL DIA SAN FRANCISCO DAY HOSPITAL : 3242-0522- Eng. Arthur Canguçu, 455-Vila Andrade
HOSPITAL IRMÃOS PENTEADO: 2515-3100 (PABX). Av. Júlio de Mesquita, 571, Cambuí
HOSPITA SANTA SOFIA-Av. Andrade Neves, 611 – Botafogo, Campinas – SP, 13013-161