- A senescência é o termo dado para o envelhecimento normal e senilidade para o anormal. O Projeto EPIDOSO procura analisar os fatores que influenciam o envelhecimento saudável e um deles é o uso de corticóides que diminui a saúde óssea, assim como tomar mais que 3 cafés por dia e o uso dos anticonvulsivantes. Ressaltou-se a importância do envelhecimento saudável e a proteção óssea é uma das preocupações. A exposição ao sol, nas primeiras horas da manhã, sem protetor solar, durante 15 minutos todos os dias, associada à atividade física, aumentam a densidade mineral e diminuem o índice de quedas. Os exercícios mais salutares são os aeróbios e com peso, porque aumentam a massa muscular e dificultam as chances de fratura, responsáveis por 20% das mortes nos idosos ou incapacidade funcional.
- A diminuição da testosterona biodisponível a partir dos 40 anos e a D.A.E.M. é a causa principal de osteopenia e de osteoporose. Com a reposição de testosterona há ganho de 7% da massa óssea.
- Aproximadamente 10% dos homens acima de 50 anos apresentam osteoporose e pacientes com Câncer de Próstata, que recebem tratamento de deprivação androgênica, têm como conseqüência perdas ósseas e 50% deles podem evoluir para óbito por fratura. Após um ano de deprivação há um risco cumulativo de fratura. Dos pacientes com câncer de próstata, 50% apresenta dores ósseas, 33% recebem terapia antiálgica e 25% sofrem compressão medular. Devido a isso, o paciente com metástase óssea deve ser avaliado quanto história de emagrecimento, antecedente familiar de fratura, questionamento quanto ao uso de corticóides por mais de 3 anos, álcool e café. É importante a dosagem de PSA, Hb, fosfatase alcalina, calciúria de 24h (expoliativa), dosagem de cálcio sérico e creatinina. Para avaliação radiológica o método de escolha é a densitometria óssea 1 vez ao ano, além da cintilografia óssea (para pacientes de alto risco: PSA>20 e Gleason>7). O bloqueador hormonal central é mais deletério para o osso do que o periférico.
- Não beba leite de vaca
- O envelhecimento sem exercício físico é igual à imobilidade. Muito da inatividade se deve aos familiares que falam frases como: ? Não Faça!, Não deve!?. Já existe o envelhecimento neuronal que piora a partir dos 75 anos, com perda de 50% da unidade motora, decorrente da diminuição da velocidade da condução neural. A prevenção é a arma mais importante porque ocorre perda muscular já a partir dos 30 anos de idade, em que 60 a 70% da população é sedentária e 28% dos homens e 66% das mulheres acima de 74 anos não conseguem carregar mais que 4,5Kg.
- Quando a flexão plantar, a força do quadríceps e do quadril são perdidas, não há como andar. A presença de dor não deve ser igual à parada de exercício. O lema deve ser ?exercício por 1 hora ou morto por 24h?.
- O exercício mais importante no idoso é a musculação (é isométrico e concêntrico).Deve-se trabalhar muito o legpress. O Pilates piora as ?ites? do idoso, porque é excêntrico. O alongamento tem como premissa uma força muscular já desenvolvida. O RPG é muito passivo e pouco funcional. A hidroginástica é pouco eficiente e a corrida exige muito da musculatura.
- Musculação 3 x na semana e com 80% da carga máxima é o que fornece melhores resultados, assim como exercícios de levantar-se, supino na parede e levantar os pés.
- A melhor dieta para prevenção do câncer é a dieta para o cardiopata, porque previne tudo.
O ABC DA DIETA DEVE SER:
- Uso de aspirina em pacientes com alto risco para acidentes cardiovasculares. O uso inadvertido de AAS pode levar a danos maiores que os benefícios.
- suplemento de Cálcio (pode reduzir o PSA). Diminuir as Calorias, para diminuir o risco de câncer de próstata. Exemplo do excesso de calorias: em 1960 a coca-coca tinha 100 Kcal, (hoje tem 300 Kcal). O consumo de coca-cola aumenta o fósforo e diminui a absorção de cálcio.Colesterol elevado estimula os oncogenes.
- Vitamina D (valor sanguíneo deve ser >40 ng/ml). Este número é tão importante quanto o valor do PSA.
- Exercícios 30 minutos ao dia. Vitamina E não tem impacto na prevenção do câncer.
- Fat (somente gordura monosaturada: óleos). Fish (peixe) tem o Omega-3.
- Licopeno. Não tem impacto nenhum na prevenção do Câncer de próstata.
- Zinco. Cuidar com o uso abusivo.
DE FORMA GERAL
- Não fumar;
- Manter colesterol normal;
- Não ter HAS;
- Não ter diabetes;
- Não ter obesidade;
- Não ter depressão;
- Consumir frutas e vegetais;
- Consumir álcool moderadamente;
- Atividade física 30 minutos ao dia.
ALIMENTAÇÃO SADIA:
-
- Realizar 3 refeições e 2 lanches saudáveis;
- Realizar 3 refeições e 2 lanches saudáveis;
-
- Consumir 6 porções de cereais e tubérculos como batata e grãos integrais;
-
- Consumir 3 porções de legumes e verduras e 3 frutas ao dia;
-
- Arroz e feijão 5 vezes na semana;
-
- 1 porção máxima de óleos vegetais, azeite, margarina ou manteiga;
-
- Evitar refrigerantes, bolos, sucos industrializados;
-
- Tirar sal da mesa;
-
- 2L de água;
- Atividade física 3 x na semana.
- A síndrome metabólica que é caracterizada pela hipercolesterolemia, obesidade, aumento dos triglicérides e do colesterol. Na realidade é uma síndrome que tem como pilar o aumento da resistência à insulina. Quem tem diabetes tem mais chance de desenvolver síndrome metabólica, em relação aos que não tem. Os níveis de pressão arterial nestes casos estão iguais ou maiores que 130/85 e a glicemia?110 (a tendência é diminuir o valor para 100). A circunferência abdominal deve ser mantida a valores menores que 94 no homem e 80 nas mulheres. Esta síndrome aumenta o números de células espumosas nas artérias, que levam à formação de trombos. Uma das formas de dosar ?a chance de morte? é dosar a proteína C reativa.
- A depressão no idoso, que ocorre me 25% dos pacientes hospitalizados e mais de 50% dos institucionalizados. Uma das maneiras de se diminuir estes índices é abreviar o uso de sonda e diminuir a contenção no leito quando possível.
- O uso de antiinflamatórios e midazolan podem levar à confusão mental no idoso. Nestes casos usar alprazolan (Frontal) e clonazepan (rivotril), porque são mais seguros. Ciprofloxacina, plasil e cimetidina podem levar a estado confusional. É importante o tratamento da dor grave e o estímulo ambiental contínuo (sensação de dia e noite,noção de tempo e espaço).
- Diminuir o máximo o uso de medicamentos. Cuidar com o uso de fluconazol que interage com sinvastatinas. Cuidar com o emprego de doxazosina que pode levar ao cansaço, o do uso de tamsulosina com diuréticos. Lembra que finasterida tem sua eliminação diminuída em homens acima dos 70 anos. O propranolol pode levar a pesadelos, digital à anorexia, Stugeron à Parkinson. A dolatina pode levar ao delirium. O delirium tem início agudo, com distúrbio de atenção e da consciência e desorganização de idéias. O tratamento do delirium pode ser feito com haloperidol (3-5 mg VO,IM ou EV), quetiapina 12,5 mg ou Lorazepan 0,5 a 2 mg 3 vezes ao dia. Deve-se retirar o paciente do leito, o mais rapidamente possível e estimular a autonomia. Lembrar que 70% dos casais acima de 70 anos são sexualmente ativos.