- A prótese peniana é um tipo de tratamento para a disfunção erétil. Podem ser maleáveis ou infláveis. A prótese mais simples consiste de um par de tubos implantados cirurgicamente que deixam o pênis na forma semi-rígida e o paciente só ajusta a posição correta para ter a relação sexual.
- Atualmente existem próteses infláveis que permitem que o homem tenha ereção quando desejar. Esta é o tipo mais natural, no entanto também é mais caro. O implante somente é feito quando a disfunção erétil não é tratada com medicação. Também é empregado quando uma cicatriz no pênis, logo abaixo da pele, causa curvatura peniana e impede a penetração (doença de Peyronie).
- A prótese inflável funciona com dois cilindros, um reservatório e uma bomba que são implantados no corpo. Os dois cilindros são inseridos no pênis e conectados ao reservatório com fluido, que fica na frente da bexiga e logo atrás do osso do púbis. A bomba é conectada ao mesmo reservatório e posicionada no escroto, junto ao testículo. Para inflar a prótese é necessário apertar a bomba, que transfere o fluido do reservatório para os cilindros do pênis e assim há ereção. Ao apertar novamente a bomba, o fluido retorna ao reservatório para que o pênis volte à condição de flacidez.
- Tanto o reservatório quanto a bomba não são notados por outra pessoa, o que impede constrangimentos em banheiros públicos, por exemplo. Quando a prótese é inflada, o pênis se torna mais grosso, mais longo e mais rígido, similar à ereção normal.
- Novos modelos de prótese fornecem cilindros que aumentam o comprimento, diâmetro e rigidez do pênis, em relação ao que era antes. A prótese não altera a sensibilidade da pele do pênis e também não modifica o orgasmo e a ejaculação. Entretanto, a prótese destrói o reflexo natural da ereção. Quando a prótese é removida, nunca será possível ter ereção natural, novamente. A satisfação com a prótese é de 80 a 90%.
- As complicações que podem ocorrer após o implante são: hematoma; infecção, cicatrização exagerada, erosão da prótese que exige sua retirada e falha do mecanismo inflável e troca de todo o conjunto. Posições sexuais com a mulher em cima e o homem em baixo devem ser evitadas para não forçar a prótese, principalmente a semi-rígida. Disfunção sexual de origem emocional é tratada com psicoterapia.