- A dúvida sobre o tamanho do pênis é um motivo frequênte de consulta. Devido ao grande número de informações sensacionalistas, que relacionam a satisfação sexual ao tamanho do órgão masculino, geralmente o homem chega ao consultório médico constrangido e refere outra queixa até chegar à pergunta principal:
- É comum a comparação com atores de filmes eróticos ou até mesmo com colegas no banheiro masculino. A própria parceira, muitas vezes, leva o homem a se questionar sobre o assunto.
- Atualmente, não é raro pais levarem seus filhos adolescentes ao especialista pelo medo de que seu órgão não se desenvolva adequadamente. Na verdade, assim como existe grande diversidade de altura, peso e demais proporções corporais pela mistura de raças, os órgão sexuais também estão sujeitos a esta diferença. As pessoas devem ter esta informação para aceitarem o próprio corpo, cientes de que isso proporciona a segurança necessária para viver melhor tanto social quanto sexualmente.
- Vários estudos clínicos demonstraram que a satisfação sexual feminina não está relacionada ao tamanho do pênis e raramente as mulheres se queixam disso. A maioria dos homens que procura atendimento médico pelo tamanho do pênis, tem o órgão normal. Porém, homens obesos podem ter o pênis embutido, ou seja, a gordura acima do órgão pode encobri-lo parcialmente, o que é resolvido com intervenção cirúrgica. Em 1999, foi apresentado no Congresso Brasileiro de Urologia estudo com 246 homens entre 19 e 75 anos.
- A avaliação do tamanho do pênis do brasileiro em ereção foi em média de 14cm de comprimento e 11cm de circunferência. A cirurgia plástica no órgão sexual é oferecida em muitos centros, no entanto, com resultados discutíveis, mas muitos pacientes, emocionalmente fragilizados, aceitam realizar este procedimento. Métodos que são veiculados na televisão e na internet, prometem o aumento peniano com aparelhos ou através de enxertos subcutâneos, que podem levar a danos irreversíveis e até mesmo perda do órgão. Somente são candidatos à cirurgia homens que apresentam pênis menores que 4cm em flacidez ou 7cm em ereção.
- Este tipo de cirurgia só é feita em centros acadêmicos e ainda é considerada experimental, ou seja, necessita do tempo para comprovar sua efetividade. Quando o sofrimento é muito grande, homens que consideram seu pênis pequeno (mesmo que não seja) devem ser encaminhados ao psicoterapeuta para adquirirem a segurança necessária para o ato sexual sem comprometer a vida como um todo.